13 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DA TROMBOSE.

13 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DA TROMBOSE.

Aspen Pharma participa da campanha do Dia Mundial da Trombose.

Sobre o Dia Mundial da Trombose

Celebrado anualmente em 13 de outubro, o Dia Mundial da Trombose é um movimento global que destaca a causa subjacente das três principais causas cardiovasculares do mundo. São elas: ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e tromboembolismo venoso (TEV). Lançado em 2014 e realizado anualmente em 13 de outubro, o Dia Mundial da Trombose (WTD) visa aumentar a conscientização pública, de profissionais e sistemas de saúde sobre trombose, bem como reduzir mortes e incapacidades por doenças tromboembólicas. Dessa forma, através de uma maior divulgação de suas causas, fatores de risco, sinais e sintomas e prevenção e tratamento baseado em evidências. A missão da WTD apoia a meta global da World Health Assembly de reduzir as mortes prematuras por doenças não transmissíveis em 25% até 2025. Além disso,visa ajudar o plano de ação global da OMS para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis no período de 2013-2020.

Mais de dois mil parceiros, em 100 países participam da campanha do Dia Mundial da Trombose, junto com a Aspen Pharma Brasil

A campanha do Dia Mundial da Trombose (WTD), liderada pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH), anuncia que mais de dois mil parceiros, oriundos de 100 países, estão participando de um esforço conjunto para reduzir a morte e incapacidades provocadas pela trombose. A Aspen Pharma Brasil é uma das empresas que apoia a iniciativa mais uma vez. O Dia Mundial da Trombose é uma campanha anual que culmina com a realização de ações em 13 de outubro. Ele concentra sua atenção na condição subestimada da trombose.

A trombose é a formação de coágulos sanguíneos potencialmente mortais em uma artéria (trombose arterial) ou veia (trombose venosa). Uma vez formado, um coágulo pode retardar ou bloquear o fluxo sanguíneo normal e até se soltar e viajar para um órgão, desencadeando um processo conhecido como embolia.

Uma dentre quatro pessoas no mundo morre por complicações da trombose

Já que uma dentre quatro pessoas no mundo morre devido às complicações causadas pela trombose, é de suma importância a realização do Dia Mundial da Trombose. Dessa forma, para que se possa atingir a meta global da World Health Assembly. A meta visa reduzir as mortes prematuras causadas por doenças não transmissíveis em 25% até 2020.

“O Dia Mundial da Trombose está focado em aumentar a conscientização sobre a trombose. Assim, incluindo suas causas, fatores de risco, sinais e sintomas, prevenção e tratamento, com base em evidências”, disse o presidente do comitê diretor do Dia Mundial da Trombose, Prof. Beverley Hunt. “Através das atividades e eventos de conscientização organizados por nossos parceiros, o Dia Mundial da Trombose está mais perto de nossa missão de reduzir a morte e a incapacidade causadas pela trombose.”

Dessa forma, em 2019, a campanha mantém seu foco na prevenção de trombose associada a hospitais. Além disso, outro foto é destacar a trombose associada ao câncer e algumas situações específicas associadas ao gênero como fatores de risco adicionais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.