fbpx

Outono aumenta chances de ter problemas respiratórios.

Outono aumenta chances de ter problemas respiratórios.

Com o início do outono começam as mudanças bruscas de temperatura. Nessa época do ano aumentam os problemas respiratórios, principalmente nas crianças, idosos e pessoas alérgicas.

O ar muito seco facilita o aparecimento de vários problemas respiratórios. A estação exige alguns cuidados simples para evitar algo mais grave. No Outono, há sempre um aumento nos casos de bronquite, rinite, sinusite, asma, tosse seca, doenças transmissíveis, gripes (entre elas o vírus H1N1) e resfriados. Normalmente, as crianças e idosos são os mais afetados, por terem seu sistema imunológico mais frágil.

Para Arnaldo Guilherme Braga Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, essas alterações climáticas também propiciam o surgimento de alergias. Isso porque é um período que permite a proliferação de agentes alérgicos mais facilmente. “Os ácaros, fungos e pelos de animais são potentes desencadeadores de alergias. Além disso, a temperatura mais baixa faz com que haja mais concentração de pessoas em ambientes fechados e sem ventilação correta”, comenta.

Crises respiratórias

Todos esses fatores influenciam para o aparecimento de crises respiratórias. Porém, segundo Tamiso, se forem tomadas algumas medidas no dia a dia, é possível reduzir e controlar o problema. “A prevenção ainda é o melhor remédio. Beba bastante água para hidratar o organismo, vista roupas quentes, evite locais fechados e aglomerados, mantenha os ambientes sempre limpos e arejados, retire tapetes, cortinas ou bichinhos de pelúcia, que acumulam poeira, lave bem as mãos várias vezes ao dia para mantê-las higienizadas e tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes”, destaca o médico.

Além dos cuidados recomendados acima pelo especialista, é importante sempre realizar visitas periódicas ao seu otorrinolaringologista para que seja identificado o fator alérgico desencadeante do problema e indicado o melhor tratamento ao paciente.
Previna doenças e cuide do seu organismo com bastante cuidado!